Escoex promove palestra "O Ovo da Serpente" uma viagem aos escaninhos da corrupção e suas causas
16/06/2016 12:45 Capacitação Editora Fórum / Luiz Junot

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), promove no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) nesta sexta-feira (17/06), às 14 horas a palestra “O Ovo da Serpente” – uma viagem aos escaninhos da corrupção e suas causas. O Ovo da Serpente é palestra com base em pesquisa realizada para livro homônimo da paranaense Doris de Miranda Coutinho, a qual examina o atual contexto jurídico-político do ponto de vista do controle público, mostrando o efeito nefasto dos malfeitos para o estado brasileiro.
Condensando nesse livro toda sua experiência em 18 anos como conselheira e procuradora do Ministério Público de Contas, ela faz uma abordagem reflexiva acerca dos pontos mais sensíveis no âmbito da fiscalização dos gastos públicos. Nada mais atual e contemporâneo. Assim, em linguagem simples e acessível, Doris se debruça sobre as razões que levaram a corrupção a se alastrar pelo País, mas também aponta caminhos.
O livro empunha, ainda, a bandeira da transparência e propõe uma coordenação de ações entre o Estado e a sociedade que permitam a criação de um novo paradigma de controle. E, por fim, divide com os leitores o sonho de se criar o controle do controle para extirpar dos Tribunais de Contas aqueles que compactuam e silenciam diante de episódios de malversação dos recursos públicos.
Com artigos técnicos publicados nos jornais Valor Econômico, Estado de São Paulo, Correio Braziliense, no site Jota e em revistas especializadas como RDA, Interesse Público e Consulex, a paranaense Doris de Miranda Coutinho especializou-se em estudar as razões que levaram a corrupção a se alastrar na gestão pública pelo Brasil. Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, o exercício do controle está presente no seu atribulado dia-a-dia desde 1999.
Doris também faz parte do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), centenária instituição que reúne a intelectualidade jurídica nacional, na condição de membro honorário. Bacharel em Direito, pós-graduada em Estudos de Política e Estratégia e em Gestão Pública com ênfase em controle externo, ela está finalizando o doutorado em Direito Constitucional da Universidade de Buenos Aires. Atenta ao raro momento histórico que vive o país, a autora, com seu livro de estreia, O Ovo da Serpente, resolveu compartilhar com os brasileiros seu profundo conhecimento sobre as razões que levaram ao enraizamento da corrupção na administração pública, em todos os níveis.
INFORMAÇÕES
Carga Horária: 2h/a;
Data de realização: 17 de junho das 14h às 16h;
Período de Inscrições: 10/06 a 17/06;
Palestrante: Doris de Miranda Coutinho;
Inscrições: Clique aqui