TCE-MS participa da reunião virtual do Comitê Técnico do IRB
05/10/2022 12:30 Educação Olga Cruz
A coordenadora-geral da Escoex, Sandra Rose, na reunião virtual do Instituto Rui Barbosa.
A coordenadora-geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Sandra Rose Rodrigues, participou da terceira reunião virtual do Comitê Técnico de Avaliação do Pacto Nacional pela Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizada na manhã desta quarta-feira, 05 de outubro.
Na reunião, Sandra Rose representou o presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves e, ainda, o diretor-geral da Escoex, conselheiro Waldir Neves, membro do Comitê Técnico.
De acordo com o presidente do Comitê, conselheiro Edson José Ferrari (TCE-GO), a reunião tem como objetivo preparar os participantes para o encontro presencial do próximo dia 16 de novembro, que será realizado durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro.
No encontro, os participantes debateram sugestões da agenda do ano de 2023. Entre os temas pontuados estão: Proposta de auditoria coordenada e avaliação das políticas públicas sobre a primeira infância para todos os Tribunais de Contas do Brasil para 2023; A Elaboração de Análise de Situação da Primeira Infância nos municípios, estados e país, a partir das auditorias coordenadas e avaliação das políticas públicas em primeira infância, executadas em 2023 e com o lançamento da sua publicação para 2024, entre outros.
A coordenadora da Escola de Contas do TCE-MS, explica que o IRB criou o Comitê Técnico de Avaliação do Pacto Nacional pela Primeira Infância com o objetivo de sensibilizar os órgãos de controle externo que ainda não aderiram ao Pacto e por meio deles poder estimular outros a aderirem ao projeto.
“É prioridade a avaliação de políticas públicas e a aplicação correta dos recursos públicos destinados à saúde, educação, alimentação, lazer, dentre outros como prescrito no Marco Legal da Primeira Infância, ECA e no PPA 2020-2023, introduzindo a Primeira Infância no ciclo orçamentário”, ressaltou Sandra Rose.